Encontro Com a Palavra

Plano de Batalha em Jericó

Pr. Dick Woodward      sábado, 18 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

De acordo com o capitulo seis do Livro de Josué, o plano de batalha que Josué recebeu do Senhor naquela noite consistia no seguinte: toda população de Israel deveria deixar o acampamento, marchar até os muros da cidade de Jericó e depois ao seu redor.

Eles deveriam fazer isso todos os dias, durante seis dias. No sétimo dia deveriam marchar ao redor da cidade sete vezes, totalizando treze vezes.

A cidade era protegida por um muro tão largo que havia casas em cima dele.

As mulheres e as pessoas fracas, que não podiam portar armas, ficavam em cima dos muros jogando brasas, pedregulhos ou qualquer outra coisa com que pudessem atingir as cabeças dos invasores.

Na história do povo de Israel, um importante general chamado Abimeleque recebeu uma triste e vergonhosa marca, porque se aproximou demais de um muro quando atacava uma cidade; uma mulher jogou uma pedra sobre sua cabeça, fraturando-lhe o crânio.

Abimeleque disse ao seu escudeiro: “Desembainha a tua espada e mata-me, para que não se diga de mim: Uma mulher o matou”. (Juízes 9: 54).

Esse episódio tornou-se uma espécie de provérbio para o exército de Israel do que não se pode fazer: “Cuidado! Nunca se aproximem demais dos muros! Lembrem-se do que aconteceu com Abimeleque!”.

Mas Deus mandou Josué levar o povo para os muros de Jericó e marchar ao redor dele treze vezes!

Plano de Batalha

Essa era a primeira missão militar de Josué, ele estava ansioso por mostrar toda sua habilidade em estratégias militares.

De fato, mais tarde, ele se mostrou um estrategista militar brilhante. Mas esse plano de batalha parecia ser ridículo e fazia Josué parecer um idiota. Mas ele seguiu cada passo desse plano e era exatamente isso que ele deveria fazer, porque era o plano de Deus!

A ordem era não dizer uma palavra sequer enquanto estivessem marchando ao redor dos muros de Jericó.

O povo de Jericó deve ter ficado assustado porque ninguém jogou nada sobre os israelitas.

No sétimo dia, depois de marchar sete vezes ao redor da cidade, Josué ordenou que o povo gritasse!

O Livro de Hebreus nos conta que os muros de Jericó caíram pela fé.

Josué era o ponto de liderança daquela procissão do povo de Israel ao redor dos muros de Jericó.

Foi necessário que Josué tivesse fé para expor todo o povo àquela situação todos os dias, durante sete dias, e mais sete vezes no sétimo dia.

A Batalha de Jericó ensina o tipo de fé que precisamos para entrar na “Terra Prometida” e viver como servos do Senhor: uma fé prática, que caminha.

A fé de Josué que marchou ao redor de Jericó treze vezes não é um mistério. Esse tipo de fé é pura obediência. Essa fé que “anda” é uma fé que funciona!

A fé que andou e funcionou naquele dia foi à fé que venceu a Batalha de Jericó através de Josué e do povo de Israel.

Esse tipo de fé pode funcionar e vencer suas batalhas hoje! Você tem esse tipo de fé?

Aquelas pessoas que enxergam tudo com os olhos da mente acham que esse tipo de fé não funciona mais.

Jesus ensinou Seus seguidores primeiro à obediência; depois vem a confirmação intelectual. “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo” (João 7: 17).

Obedecendo ao Plano de Batalha

Primeiro tome esse plano de batalha como princípio; ande ao redor de Jericó treze vezes e depois você descobrirá a fé que funciona e dá a vitória.

O Rei Davi escreveu no Salmo 27: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes”.

Muita gente acha que tem de “ver para crer”. Mas a Palavra de Deus ensina que é “crer para ver”. Observamos esse padrão de fé ilustrado na Batalha de Jericó.

Deus ainda nos chama para executar os Seus planos “o plano de batalha”.

Pode ser que esse chamado implique em um teste para nossa fé, da mesma maneira que o plano de batalha de Jericó foi um teste para a fé de Josué.

Conhecendo Deus, sabemos que Seu chamado jamais nos levará onde Sua graça não possa nos sustentar.

Se você sabe que Deus o está guiando a fazer algo, simplesmente faça.

O Livro de Josué ensina que a fé é prática. Quando ela o faz caminhar funciona, e quando funciona ganha batalhas.

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Evangelho Absoluto

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020