Encontro Com a Palavra

Regras de Ouro

Pr. Dick Woodward      domingo, 16 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Olhe Para Cima (Mateus 7:3-5)

Depois de falar sobre valores e disciplinas espirituais, Jesus convidou os que tinham participado daquele retiro, a tomar a decisão de olhar para cima com perseverança.

Jesus os ensinou a pedir, buscar e bater sem parar e depois fez uma promessa tridimensional: todo o que pede, recebe; o que busca, encontra e o que bate continuamente, tem aberta a porta diante de si. (Lucas 11:9-13)

Olhe ao Redor

Quando as pessoas já estavam se preparando para deixar o monte, Jesus as convidou a tomarem a decisão de olhar ao redor.

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". (Mateus 7:12)

Esse ensino é chamado de "As Regras de Ouro". Esse pequeno versículo é um resumo de todo o ensino da ética de relacionamento de Jesus e de toda a Bíblia.

O desafio básico desse ensinamento é: “se você quer ser o sal e a luz de que o mundo tanto necessita, coloque-se no lugar das pessoas com quem você se relaciona.

Depois, faça a você mesmo a seguinte pergunta: ‘se eu fosse essa pessoa, o que eu gostaria que um discípulo, que ouviu todo esse ensino no topo da montanha, fizesse?’

Depois que você obtiver a resposta, execute-a!

É nisso que se resume o ensino da Bíblia sobre relacionamentos.  Tudo que você quer que os outros lhe façam, faça você a eles”

Fazendo uma aplicação desse ensino, coloque-se no lugar do seu cônjuge, filhos, pais, irmãos e companheiros de fé.

Aplique esse ensino com todas as pessoas que estão próximas de você.

Coloque se no lugar de cada uma, e procure descobrir o que elas gostariam que você fizesse.

Aplique esse ensino àqueles que ainda não aceitaram Jesus Cristo e que não experimentaram a benção da salvação.

Então pergunte: “Se eu fosse essa pessoa, o que eu gostaria que um discípulo de Jesus me fizesse?”

Quando você descobrir a resposta, não perca tempo e a pratique.  Essa é a Regra de Ouro do evangelismo.

O Convite (7:13-27)

Quando Jesus iniciou o retiro, seu convite foi: “você é parte do problema ou quer ser parte da solução?”

No final do ensino, Jesus lançou o mesmo desafio.

A diferença é que os que ouviram o convite já tinham decidido ser parte da solução.

Quando Jesus encerrou o retiro, Seu convite foi: “que tipo de solução você quer ser?”.

Resumindo e parafraseando o convite de Jesus no encerramento do retiro, temos: “dois tipos de discípulos. Os muitos e os poucos, o falso e o verdadeiro, os que falam e os que fazem”.

Os muitos acham que existe uma resposta fácil para ser solução. Esses nunca se tornam parte da solução.

Já os poucos percebem que ser sal da terra e luz do mundo começa com um porta estreita seguida de uma vida disciplinada.

  • Você vai ser um dos muitos ou um dos poucos?
  • Vai ser um dos falsos ou um dos verdadeiros discípulos que realmente fazem parte da solução?
  • Você vai ser um daqueles que somente falam, ou um daqueles que realmente fazem conforme o que foram instruídos a fazer quando estavam no monte?

A metáfora com a qual Jesus concluiu esse importante discurso destaca dois tipos de discípulos que estão prestes a deixar o monte.

Jesus usa a ilustração de duas casas, que simbolizam duas vidas.

A primeira, a casa construída sobre a rocha, é o discípulo que obedece aos ensinamentos de Jesus.

A outra, construída sobre a areia, é o tipo de discípulo que não obedece aos ensinamentos.

Os dois ouviram o ensino "as regras de ouro", mas um, nunca aplica o que aprendeu, o outro ouviu e coloca todo o ensino em prática.

A conclusão é que a diferença entre esses dois tipos de discípulos está no que eles fazem com os ensinos que receberam (Mateus 7:24-27)

Agora que você já refletiu comigo sobre esse ensino, pense sobre o tipo de discípulo que você será para Jesus.

O que você vai fazer com o que aprendeu?

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Últimos Artigos

A Essência do Movimento Carismático

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Função da Unção

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Tudo Para Todos

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Manual do Casamento

segunda-feira, 5 de outubro de 2020