Salmos de Davi
Pr. Dick Woodward sábado, 11 de março de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
A Benção do Perdão
Um dos objetivos desse estudo é mostrar a relação mútua que existe entre os livros da Bíblia, como eles estão relacionados um com o outro, e como todos formam um único livro, a Bíblia.
Por exemplo, depois de estudar os livros históricos, chegaremos aos livros proféticos com conhecimento do contexto histórico no qual os profetas viveram, pregaram, sofreram e morreram.
Os livros históricos por sua vez nos fazem entender um dos maiores livros da Bíblia, os Salmos, principalmente os Salmos de Davi.
O Coração de Davi nos Salmos
Os Salmos de Davi encaixam-se perfeitamente nos capítulos 11 a 18 do II Livro de Samuel. Através desses salmos entendemos a grandeza de Davi e como ele superou a fase da sua vida em que caiu moral e espiritualmente.
Salmo três
Quando Davi fugiu para o deserto para escapar de Absalão, um homem chamado Simei o amaldiçoou (II Samuel 16:5-8) e o general de Davi reagiu dizendo: “Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça” (V.9). Mas Davi respondeu: “Deixa-o; que amaldiçoe, pois o Senhor lhe ordenou” (V.11).
Quando Davi saiu de Jerusalém, escreveu o Salmo três: “Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: ‘Não há em Deus salvação para ele’” (Versículos 1-2).
Foi isso que Simei disse quando amaldiçoou Davi e atirou pedras contra ele. Mas Davi mostrou como era temente a Deus dizendo: “Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Versículos 3-4).
Quando Davi olhava para o seu passado, via os milagres recebidos e as orações respondidas durante toda sua vida. Isso lhe deu confiança e fé em Deus para passar por aquela situação presente e encarar o futuro.
Salmo quatro
O Salmo quatro também se refere a este período da vida de Davi. Neste salmo Davi fala de circunstâncias pelas quais passamos e que nos tiram o sono.
Era assim que Davi se encontrava. Mas no meio da noite ele tomou a decisão no seu coração de “oferecer sacrifícios de justiça e confiar no Senhor” (V.5).
Naturalmente falando Davi não tinha nenhuma motivação para fazer o que era correto. Ao seu redor, as pessoas diziam: “Quem nos dará a conhecer o bem?” (V.6).
Com freqüência estamos rodeados de pessoas que procuram quem faça o que é correto e não o que é conveniente.
Quando essas pessoas nos vêem agir com retidão e pagando um preço por isso, voltam-se para Deus e são abençoadas.
Salmo 23
No Salmo 23:3 Davi afirma: o Senhor “refrigera a alma”. O Senhor nos faz deitar e reconhecer que somos ovelhas e que Ele é o pastor. Mas, acabamos nos levantando outra vez.
Quando, porém, tentamos tomar controle da situação e assumir o papel de pastores, os pastos deixam de ser verdes e secam, e as águas se tornam turbulentas e o cálice se esvazia.
Quando nos esquecemos quem é o pastor e quem é a ovelha, precisamos ser restaurados. Como o Senhor nos restaura?
De acordo com Davi, o Senhor é muito prático: “Guia pelas veredas da justiça” (V.3).
Reavivamento é muito mais do que atender ao convite no culto da igreja, levantar a mão e ir lá na frente; é mais do que uma oração.
Deus restaura a nossa alma à medida que nos guia no caminho da justiça. Depois de um tempo andando nesse caminho nossa alma se torna restaurada.
É isso o que observamos na vida de Davi quando lemos os capítulos 11 a 18 de II Samuel. Davi entregou-se a Deus e se comprometeu a andar no caminho da justiça por amor do Seu nome.
Foi assim que Davi reagiu ao castigo de Deus e a todas as conseqüências do seu pecado, e Deus restaurou a sua alma.
Depois que Davi pecou e teve sua alma restaurada, foi rei por mais dezesseis anos. O tempo em que reinou em Israel foi de quarenta anos. Mas esta restauração só veio depois que ele andou no caminho da justiça e confessou o seu pecado, arrependendo-se e comprometendo-se a seguir o caminho do Senhor.
Você sente a necessidade de confessar algum pecado e se arrepender?
Em outras palavras, você sabe errar com sucesso?
Digo a você com amor e sinceridade que jamais conhecerá a bênção do perdão se não seguir o exemplo de Davi e confessar a Deus o seu pecado.
Lembre-se que confessar significa simplesmente dizer a mesma coisa que Deus diz a respeito do pecado. Leia os seguintes Salmos: 32, 51, 55 e 23
Deixe que as palavras de Davi o guiem nessa confissão. Depois, como ele, experimente a bênção da graça e do perdão de Deus.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021