Encontro Com a Palavra

Salmos de Oração

Pr. Dick Woodward      sábado, 15 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Salmo 32

Vamos continuar nosso estudo do hinário inspirado do Antigo Testamento, o Livro de Salmos.

Hoje vamos estudar o Salmo 32, já vimos alguns Salmos do “homem abençoado” e também já começamos analisar alguns Salmos de oração.

Vimos que os Salmos do homem abençoado são de pregação, no qual o salmista fala com o homem sobre Deus, já os salmos de oração estão relacionados a sentimentos, são mais emocionais.

O Salmo de hoje diz: Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.
Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa
Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.
Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.
Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia.
Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!

No salmo 32, assim como em muitos outros Salmos o estado emocional é muito conhecido, “sentimento de culpa”.

Neste Salmo Davi nos da uma descrição bonita e completa dos sintomas físicos causados pela culpa. Davi fala sobre desonestidade, miséria, frustração, sobre sua força que secara como a água que evapora em um dia de sol.

Neste Salmo o salmista esta lidando especificamente com a culpa.

Quando estudamos os Livros de I e II Samuel vimos que a culpa pode ser uma emoção negativa para saúde.

O fato de você se sentir culpado mostra que você tem certa integridade, você tem um padrão de justiça com o qual não esta de acordo.

Existe duas maneiras de lidar com este tipo de culpa: O mundo resolve o problema dizendo que não existe certo ou errado, logo não há motivo pra se sentir culpado.

Segundo a Bíblia a culpa existe e há solução para este sentimento, e a solução é a confissão.

Neste Salmo Davi esta refletindo sobre o ano que encobriu o pecado com Bate-Seba, e o assassinato do marido dela, Urias.

Quando o profeta Natã confrontou Davi, ele tinha decidido confessar seu pecado.

No Salmo 32 Davi esta descrevendo seu estado emocional antes e depois de confessar seu pecado.

Como você sabe se seus pecados foram realmente perdoados?

Algumas pessoas explicam assim: A Bíblia afirma que sim, feito! Logo é verdade, mas, o oposto também é verdadeiro. A Bíblia afirma que eu fui perdoado, eu duvido nada feito!

Você pode acreditar na Palavra de Deus, e Nela aprendemos que: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

Você sabe que foi perdoado porque a Bíblia diz, no entanto você também sabe que seus pecados foram perdoados quando experimenta o que Davi descreveu no Salmo 32 “A benção do perdão”.

Quando você não sente mais culpa sabe que os seus pecados foram perdoados.

Salmo 19

Salmo 19 também foi escrito por Davi e é outro Salmo de oração, ele é dividido em três parágrafos.

Deus nos revela a verdade de muitas maneiras. Primeiro ele nos revela através da natureza, logo no inicio lemos que os céus estão fazendo uma pregação sobre a gloria de Deus.

Não se passa nem um dia e nem uma noite sem que o céu faça esse sermão, Davi continua falando do onde o firmamento esta pregando, e do conteúdo deste sermão.

No Salmo 19 Davi esta nos dizendo que em uma das noites em que ele estava dormindo no chão, os corpos celestiais fizeram um sermão para ele sobre a gloria de Deus.

O segundo parágrafo do Salmo 19 descreve outra maneira pela qual Deus revela a verdade para o homem. Este parágrafo revela a verdade de Deus para o homem através das Escrituras.

Os teólogos chamam a mensagem de Deus para o homem através da natureza de revelação natural, e a mensagem de Deus para nós através das Escrituras é chamada de revelação especial.

Neste segundo parágrafo do Salmo 19 Davi nos diz que a Palavra de Deus é perfeita, fala o que é certo, é pura e verdadeira.

Davi também fala sobre os efeitos da Palavra de Deus em nossas vidas, ele diz que a Palavra de Deus ilumina os olhos, alegra o coração e o mais importante, converte nossas almaas.

No ultimo parágrafo deste Davi mostra o porque deste Salmo ter sido classificado como um Salmo de oração.

Enquanto estava deitado no chão olhando as estrelas seu pensamentos se voltam para o seu interior, então ele ora.

Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! (Salmos 19:12-14)

Ele faz uma oração que deveria ser feita pro todos. Procure relacionar essa oração de Davi com o resto do Salmo.

O que Davi esta dizendo é mais ou menos isso: “Senhor sua mensagem através da natureza é maravilhosa; Deus sua Palavra através da Bíblia é perfeita, é um milagre perfeito.

A Bíblia não é apenas uma revelação, a Palavra de Deus é poder com força sobre-natural em nossas vidas.

Deus revela a verdade de varias formas, Ele revela através da natureza, através das Escrituras, e Ele quer revelar através de nós.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Direcionamentos de Deus Para a Sua Igreja

segunda-feira, 1 de março de 2021

Como estão divididos os livros da Bíblia?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Os Modelos de Ordem Para a Igreja

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Cronologia do Retorno de Cristo!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021