Encontro Com a Palavra

Terra Prometida a Posse da Herança Parte 2

Pr. Dick Woodward      quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O Livro de Josué ensina que podemos entrar na "Terra Prometida" das bênçãos de Deus pela fé, Paulo escreveu a mesma coisa na carta aos Efésios.

Outros autores do Novo Testamento escreveram sobre a posse da benção espiritual "Terra Prometida"; por exemplo, o apóstolo Pedro: “Visto como, pelo divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (II Pedro 1: 3).

Pedro não sabia ler nem escrever (Atos 4: 13). Sua ênfase era conhecer a Deus.

Pedro não era um estudioso, mas era um gigante espiritual; ele conhecia Deus e disse que a fonte de todas as bênçãos espirituais está num relacionamento com Deus (II Pedro 1: 3).

De acordo com Pedro, Deus já nos deu tudo de que precisamos para viver como servo de Deus. Mas para tomar posse dessas bênçãos espirituais, devemos requerê-las num relacionamento com Deus.

Os dois grandes líderes da Igreja do Novo Testamento concordam entre si e com Josué quanto ao fato de já nos ter sido dado o título de proprietários de cada uma das bênçãos espirituais de que precisamos. Mas é necessário tomar posse delas através do nosso relacionamento com Deus e com Cristo, dia-a-dia, passo a passo.

Josué afirma que já possuímos tudo; Pedro afirma que já possuímos tudo; Paulo afirma que já possuímos tudo. Por que não possuímos tudo de fato?

Todos esses grandes homens de Deus concordam que a resposta é porque não compreendemos que a ponte da fé transpõe o abismo que existe entre tudo o que Deus nos deu e nossa capacidade de tomar posse do que nos foi dado. Para isso Deus nos deu o Livro de Josué.

Encontramos dezesseis ilustrações de fé no Livro de Josué. Quando Deus quis ensinar sobre fé no Livro de Gênesis, o fez através da vida de Abraão, num relato que abrange doze capítulos. Fé é um assunto muito importante para Deus, porque todo intento do Livro de Josué é mostrar como viver e andar pela fé, em direção às bênçãos espirituais que Deus nos deu.

O tema do Livro de Josué é a "Terra Prometida" a terra de Canaã. Essa terra deve ser invadida e suas cidades conquistadas uma a uma, nação por nação.

A mensagem e aplicação do Livro de Josué não se referem apenas à posse de um lugar geográfico, mas figuradamente às possessões espirituais. A terra de Canaã ilustra o propósito da salvação dessa nação e desse povo tão especiais.

Como a palavra “salvação” significa “libertação”, a libertação do Egito representa nossa salvação, que vem de crer que Jesus Cristo o unigênito Filho de Deus e nosso Único Salvador. Quando colocamos nossa fé n’Ele, Ele nos livra dos nossos pecados ou do “Egito espiritual”.

A invasão e conquista de Canaã ilustram a qualidade de vida que Deus planejou para o povo que já foi salvo do “Egito” de suas vidas.

O apóstolo Paulo conta que Deus nos salva pela graça, através da fé. De acordo com Paulo, nossa salvação não vem de nenhuma conquista da nossa parte; é um dom de Deus; não é resultado de nossas boas obras.

Mas Paulo também escreveu que somos salvos para boas obras, as quais Deus predeterminou para nós. Ele quer que andemos nessas boas obras, que são parte do propósito da nossa salvação nesta vida.

Devemos, passo a passo, metro a metro, tomar posse da "Terra Prometida" que nosso Pai amoroso nos deu.

A salvação é muito mais do que um bilhete para o céu. Existe um propósito para a salvação hoje: a Canaã espiritual na terra.

A razão porque não tomamos posse do que nos pertence, pode ser porque não sabemos como fazer isso. Foi para isso que Deus nos deu o Livro de Josué.

Deus nos deu esse primeiro livro histórico do Velho Testamento para mostrar a qualidade de fé que nos leva a tomar posse da nossa herança espiritual.

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Evangelho Absoluto

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020