Encontro Com a Palavra

Um Coração Que Está Se Afastando de Deus

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 21 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Os Sete Indícios de Um Coração Que Está Se Afastando de Deus

Primeiro Indício: A Dúvida Quanto ao Amor de Deus (1:1-5)

Malaquias começa sua profecia com as palavras: “Uma advertência: a palavra do Senhor contra Israel, por meio de Malaquias. "Eu sempre os amei...” (V.1,2)

É nesse ponto que começa o “bate-boca” do povo: “Em que tens nos amado?”.

Quando o povo dá essa resposta atravessada, Malaquias profetiza palavras que evidenciam o amor de Deus pelo Seu povo.

Todo relacionamento possui duas dimensões: dar e receber amor. Nessa circunstância, existe uma pergunta implícita:

“Se você não está tão perto de Deus como deveria estar, quem foi que se afastou?” ou “Se o seu relacionamento com Deus não é hoje como era antes, quem foi que deixou de amar?”.

Quando duvidamos do amor de Deus, é porque existe algo errado no nosso amor por Deus.

No Livro de Apocalipse vemos que aqueles que tinham sido os pastores do povo de Deus por mil anos são descritos como os vinte e quatro anciãos vestidos de branco, com coroas de ouro na cabeça e que estão ao redor de um grande trono nos céus.

Além disso, cada um deles carrega uma harpa e taças de ouro cheias de incenso (Apocalipse 4:4 e 5:8)

As vestes brancas dos anciãos representam a sua pureza moral e o fato de terem sido sempre corretos.

Suas coroas de ouro simbolizam suas vitórias de fé; e seus cálices de ouro cheios de incenso são as orações do povo de Deus por eles.

O fato de cada um deles portar harpas significa que são adoradores.

Malaquias está dirigindo sua profecia principalmente para os líderes espirituais corruptos, cujos corações se distanciaram de Deus.

Ele está dizendo para cada um desses líderes que a sua apostasia teve início quando eles “começaram a perder suas harpas”.

Quando líderes espirituais se distanciam de Deus os liderados sofrem as conseqüências.

De acordo com Malaquias, líderes espirituais que não buscam a Deus individualmente, e deixam de se consagrar, “levam suas harpas para lugares estranhos”, e terminam perdendo tudo o que Deus lhes deu.

Existe um processo através do qual o povo se torna um bando de cadáveres espirituais.

De acordo com Malaquias, esse processo mortal começa quando o líder espiritual duvida do amor de Deus, deixa de buscar comunhão pessoal com Ele.

Isso aplica se a todo crente, e não apenas aos líderes espirituais.

Segundo Indício: O Desprezo pelo Amor de Deus (1:6 e 2:4)

A segunda acusação que Deus faz através de Malaquias representa o segundo indício de um coração que está se afastando de Deus.

Basicamente, esse segundo indício é quando o líder espiritual ou o crente desonra o nome de Deus.

O povo mais uma vez não aceitou a acusação de Deus: “Em que desonramos o Teu nome?”.

Deus responde: “Trazendo comida impura ao meu altar! "E mesmo assim ainda perguntam: ‘De que maneira te desonramos? (1:7)

O nome de Deus representa a essência de “Quem” é Deus e do “Que” Deus é.

Um estudo minucioso dos nomes de Deus na Bíblia mostra a natureza e a essência de Deus.

Nos Dez Mandamentos, o terceiro nos exorta a não se tomar o nome de Deus em vão (Exodo 20:7)

Esse mandamento não se refere à profanação, mas ensina que nunca devemos usar o nome de Deus em adoração sem a referência de Quem Ele é.

Quando Jesus instruiu os apóstolos a respeito de como orar, ensinou que logo após invocar a Deus como o “Pai nosso que está nos Céus”, devemos declarar a Sua Santidade: “Santificado seja O Teu Nome” (Mateus 6:9)

Quando o povo de Judá oferecia os sacrifícios sem valor a Deus e os sacerdotes os aceitavam, todos estavam demonstrando desprezo ao nome de Deus.

Era como se eles estivessem dizendo que Deus não merecia coisa melhor.

As ofertas e sacrifícios e a maneira como administramos a obra de Deus revelam o nosso conceito sobre “Quem” e “o Que” Deus é e o que Ele merece de nós.

De acordo com Malaquias, o segundo indício de um coração que está se afastando de Deus é o desprezo pelo nome do Senhor.

Terceiro Indício: A Quebra do Compromisso com Deus (1:13)

O próximo indício de que a pessoa está se distanciando de Deus é que ela começa a achar que a obra de Deus é pesada e difícil.

Malaquias deixou implícita essa pergunta para os sacerdotes: “Vocês estão sobrecarregados ou pouco motivados?”.

Ele estava desafiando os sacerdotes que murmuraram e reclamaram, alegando que a obra de Deus era difícil demais:

“Será que a obra de Deus é difícil demais ou foram vocês que deixaram o primeiro amor; deixaram de amar a Deus de todo o seu coração?”.

Do Gênesis ao Apocalipse somos desafiados a colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas e a adorar somente a Ele.

Quando um líder serve a Deus mas, está com seu coração dividido, logo ele começa a achar que fazer a obra de Deus é algo muito difícil.

Procure por esse conceito na Bíblia: “Se Deus é alguma coisa para você, então Ele tem que ser tudo para você. Se Ele não for tudo em sua vida, então Ele não é nada”.

Elias desafiou o povo de Deus no Monte Carmelo: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no” (I Reis 18:21)

O próprio Cristo vivo e ressurreto, em sua carta à igreja de Laodiocéia fez o mesmo, lançou o mesmo tipo de desafio:

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” (Apocalipse 3:15-16)

Jesus também ensinou que a mente com um único objetivo ou uma única perspectiva conduz a uma vida cheia de alegria, enquanto que uma perspectiva ou uma visão dupla conduz a uma vida de trevas (Mateus 6:22,23)

A Palavra de Deus é cheia de textos que exortam a não servir a Deus com o coração dividido.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019